Rotina Hebdomadária 01

Tenho sido solicitado diversas vezes por colegas para preparar rotinas que aborde aspectos fundamentais da prática do trompete.

Preparei uma série de exercícios fáceis e progressivos focando em 3 ou 4 aspectos fundamentais do trompete: som, afinação, flexibilidade e extensão. Os exercícios não foram criados por mim, mas vou organizá-los de uma maneira lógica para auxiliar o trompetista mais jovem e o intermediário.

Eles devem ser usadas durante uma semana para começar a prática diária. Você conhece seus limites: use como parte do estudo ou como a tarefa do dia.

Descanse uma hora depois de concluir esses exercícios.

Que tal testar durante as quatro próximas semanas e comentar aqui os resultados? Boa sorte!

Sobre Abdalan da Gama

Músico em Vitória da Conquista - BA - Brasil
Esse post foi publicado em Rotina Hebdomadária e marcado , , , , . Guardar link permanente.

13 respostas para Rotina Hebdomadária 01

  1. Caramba que bacana essa rotina de estudos, ou Warm-Up é dai que vem a construção da nossa embocadura, os exercícios parecem fáceis e monótonos, mas fazem muita diferença na hora de tocar.
    Estudando com calma sem machucar os lábios, é um adianto e tanto.
    Eu mesmo que toco trompete há 8 anos, baixei os três exercícios para estudar também.
    Queria aproveitar a oportunidade para te pedir, se tem como você montar um tópico com dicas de métodos, e falar para que serve cada tipo de método, tipo os mais conhecidos e tal, por exemplo o Herbert Clark, que serve para melhorar nosso dedilhado e agilidade no trompete, não sei se foi no seu blog ou em outro site que li muita coisa sobre este método, e dica de como executar os exercícios nele também.

    Abdalan meus parabéns adorei essa sua iniciativa, continue assim.

    Deus abençoa.

    Higor.

    • Olá, Higor. Obrigado pelo feedback.

      Estamos de acordo que esses exercícios “parecem” fáceis. Se os praticantes os fizerem com foco na afinação, por exemplo, a concentração necessária aumenta muito – em exercícios lentos, manter a afinação durante toda a duração da nota já é um grande problema; nas notas mais graves é um deus-nos-acuda; com um som digno de performance, é trabalho para uma vida. Se o foco for a realização da ligadura sem “sujeira”, “notas-fantasmas”, mudanças drásticas de dinâmica, novamente há que se dispensar alguma prática. TODOS os grandes trompetistas praticam exercícios dessa natureza.

      Para essas rotinas não é necessário aquecimento inicial (warm-up), pois os primeiros momentos já incluem essa prática. Não considere, entretanto, toda a rotina como um aquecimento. Verá nas semanas que se seguem que o objetivo é muito mais ousado – mas, sim, aqui são lançadas as bases para exercícios mais complexos. Além disso, exercícios de flexibilidade e técnicos aparecem.

      Há alguns artigos nesse blog sobre a prática correta de exercícios técnicos como os propostos por Clarke e outros métodos famosos.

      Obrigado!

  2. Gutemberg disse:

    É um ótimo começo para quem quer se livrar de certos vícios que assombram a maioria dos trompetistas como ajeitar o bocal quando tocamos notas com um intervalo que nos deixa inseguro . Abdalan eu quero comprar um bocal pois recentemente comprei um Yamaha 2335 e o bocal é o11b4 ,muito raso para mim.Estou em dúvida sobre a marca , diâmetro da taça, modelo, profundidade. Pode me ajudar??

    • Genivaldo disse:

      Olá, Gutemberg. Estava com a mesma dúvida que você. Não sei se já resolver este “problema”, mas como dica eu digo: procure um Bach 7C ou um próprio Yamaha, porém, modelo 11C4. Segundo minhas pesquisas, são os modelos mais indicados para iniciantes.

  3. Rodrigo Ribeiro disse:

    Ola Abdalan.Boa Noite.Adorei seu blog, conheci ele através do face do Fernando Lopez…
    Não toco em banda nem fanfarra, e sim na minha igreja,porém sempre tive dificuldades principalmente pela notas agudas e cansar muito rápido…Aprendi trompete com professores de violinos(por não ter o de trompete) e hoje sofro muito para tirar vicio e costume errados que trouxe na bagagem.Quem ensinou fez o melhor que pode, porém não era sua areá. Fico muito feliz e agradecido por pessoas como você realmente querer passar esse tipo de ensino, me esforço o maximo nas liçoes como se estivesse numa escola mesmo, e treino periodicamente todos os dias na mesma hora.diciplina…Deus abençoe voce pelo seu esforço e ajuda.

    • Em primeiro lugar Fernando Lopez é um músico de alto nível, o que me faz honrado de merecer a citação do blog.
      Depois, fico ainda mais tocado por suas palavras gentis – e talvez seja exatamente por isso que meu desejo de compartilhar é intensificado.

      Rodrigo, todos temos, em menor ou maior grau, problemas em nossa prática. Alguns desses problemas são facilmente identificáveis, outros jazem ocultos no nosso exercício artístico.
      Mas no final das contas, não é a perfeição que nos daria o maior prazer, mas o próprio processo de aprendizado, que envolve deixar para trás hábitos negativos e adquirir aqueles que fazem nosso prazer de tocar ainda mais refinado.

  4. khleber disse:

    Bom dia
    Abdalan , meu caro , acho o seu blog muito bom.
    Meus parabéns ,e obrigado pelo material aqui disponibilizado Direto eu venho aqui para ler alguma coisa , ou só pra dar uma olhada mesmo.
    Bom , agora , eu queria lhe pedir uma coisa , e vou utilizar um outro site sobre trompete , que eu utilizo bastante, como exemplo.
    – Aqui na sua Rotina Hebdomária , vc poderia disponibilizar o áudio da própria ?
    por exemplo , como fazem com o Arban , e outros métodos, neste site aqui ” http://www.trumpetexercises.com/SITE/index.html ” , na parte de mp3.
    Meu caro , é isso.
    Novamente , meu muito obrigado , e parabéns pela iniciativa e disposição .
    Abs

  5. ABdalan é impressão minha ou agora está sendo cobrado pelos dowloads das suas rotinas de estudos?

    Higor.

  6. GIL disse:

    Ótimo trabalho que o senhor está fazendo Abdalan, está sendo de muita ajuda.
    Só não estou conseguindo baixar, aparece a frase:
    “Para baixar este documento, você deve tornar-se um Premium Reader”

  7. Está sendo muito bom pra mim , eu tinha muita dificuldades com as notas graves , e sempre procurava dicas ,mas sempre me passavam exericicios complicados , notei que depois de 2 semanas praticando as notas graves estão saindo mais limpas, mas claro que tem muito a melhorar , até conseguir pagar um bom professor de trompete esses exercicios serão de grande valia para mim .

  8. interessante! se baseou no Total Range? a ideia é parecida

  9. bom dia teria como manda por e mail esses exercicios?

Deixe um comentário