Iniciando a Prática

Iniciando a Prática: o Aquecimento

“O aquecimento nos coloca na plataforma de lançamento para a decolarmos à prática” Carl “Doc” Severinsen

A prática do trompete envolve mais atividade física que se imagina e, como em toda atividade física, a realização de um aquecimento é de extrema importância. O aquecimento não somente prepara o corpo para o exercício que se segue, como também nos motiva com uma preparação mental. Ímpeto e direção são motivados por um aquecimento adequado. Como ter um meio e um fim, sem um início?

Agora, que tipo de aquecimento realizar? Considero o Aquecimento A de Louis Maggio como um aquecimento típico.Esse aquecimento é, paradoxalmente, também utilizado como um DESAQUECIMENTO. O princípio é que essas linhas descendentes, entrando no registro pedal, promovem maior irrigação sangüínea nos lábios fazendo-os revigorados e flexíveis. Depois de uma prática diária muitas vezes exaustiva, a incorporação dessa rotina é de muito benefício como uma massagem labial para o início da restauração dos tecidos para o dia seguinte.

Outro ponto importante a ser notado é que o aquecimento é um preparativo para a prática. Sendo assim, práticas de naturezas diferentes pedem aquecimentos distintos.

IMPORTANTE

  1. Faça o aquecimento tão musicalmente quanto possível;
  2. O mais importante no aquecimento é ouvir o próprio som de desenvolvê-lo.
  3. O fato que devemos ter consciência é que o som é originado em nós e não no instrumento incluindo a nota, a textura, o volume e tudo mais.

[continua]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s