Introdução

Introdução: A Arte da Prática

Sobre a prática: “Todos querem ser heróis, mas ninguém quer matar o dragão” Wynton Marsalis

“Freqüentemente ouço as pessoas falarem, ‘ele tem o dom, não precisa praticar’. Isto está errado. Estou convencido que trabalho muito mais que todos os outros”. Maurice Andre

Praticar é uma arte, alguém já disse. É uma arte porque aprendemos lenta e gradualmente por toda nossa vida. Exercitando-se é como os estudantes sérios gastam mais tempo. Para se tornar um grande executante é indispensável especializar-se na arte de praticar. Sem uma boa prática, entretanto, o desempenho do músico declinará tão certo quanto o sol se põe. Agora, restam as questões: COMO praticar? E ainda a questão tão crucial quanto aquela outra: O QUE praticar?

O que se observa é que muitos estudantes do trompete desperdiçam seu tempo de estudo ou simplesmente se destroem enquanto ‘estudam’, seja pela prática desatenciosa e descuidada, seja pela impaciência para obter resultados instantâneos. Para garantir a sobrevivência dos lábios sob a punição de uma prática errônea e massacrante baseada no trinômio (Mais) Agudo-Alto-Rápido, devemos sempre nos perguntar: “o que, de fato, estou exercitando ao praticar esse exercício? Qual o meu alvo?”. Esse texto, além de propor rotinas típicas de estudo, visa criar a consciência da prática inteligente e ajudar o estudante a estabelecer um padrão mental elevado cada vez que apanhar seu instrumento.

Abdalan da Gama

3 respostas para Introdução

  1. Antonio Marcos Constantini disse:

    Parabéns pela iniciativa

  2. Riva, de Nova Odessa SP disse:

    Obrigado Abdalan, estou começando, vamos lá, esse material, as dicas tudo isso é realmente divino, valeu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s