Etudes

Etudes

Etudes não são propriamente exercícios. Podem ser considerados como composições para o trompete solo ou aplicações musicais visando o aprimoramento técnico e aperfeiçoamento do executante. Etudes é uma excelente fonte de estudos para o trompetista principalmente porque são músicas escritas especificamente para o trompete atentando nas peculiaridades do instrumento. Dos Etudes é possível saber que nível técnico é exigido para o executante do trompete. No repertório trompetístico são encontradas dificuldades específicas que são tratadas musicalmente nos Etudes. Deste modo, eles também podem ser considerados como uma preparação para o repertório característico do trompete.

Na busca da excelência, a prática de um etude interessante pode demandar uma significativa quantidade de energia, tempo e estudo. A grande maioria dos trompetistas que chegaram ao topo advogam a prática dessas pequenas peças. Alguém já disse que etudes são espelhos onde enxergamos com maior precisão em que nível estamos, quais pontos fracos devem ser trabalhados e tudo mais. Colher tais informações sobre nossa real condição como instrumentistas é muito valorosa.

Os Etudes ainda nos leva um pouco além. Há certas dificuldades características na execução do trompete que muitas vezes são evitadas por muitos compositores. Essas dificuldades são deliberadamente tratadas nos Etudes e constituem um desafio para expandir as limitações técnicas do trompetista. Alguém que se exercita com esse material terá pouca ou nenhuma dificuldade nas peças típicas do trompete.

 
Dix Etudes de Sabarich,
32 Etudes de Hering:
15 Etudes de Balay
30 Top Tones for the Trumpeter de Walter Smith,
36 Etudes e Etudes Transcendantes de Theo Charlier,
Characteristic Studies de Clarke
34 Studies de Brandt e
100 Etudes de Sachse estão entre os melhores livros de Etudes.

Abdalan da Gama

5 respostas para Etudes

  1. Daniel Lourenço disse:

    É fácil de encontrar esse etudes na internet? Tenho os de Clarke e os de Charlier. Ainda estou iniciando, mas acharia bom tê-los para avanços próximos.

    Algum link ….

    • Tenho todos os Etudes que pude adquirir e que cito aqui. Em breve colocarei à disposição para nosso estudo.

      • Daniel Lourenço disse:

        Olá professor … Tenho esperado ansioso por estes etudes. O sr. disse que em breve disponibilizaria, mas já há cerca de 5 meses…
        Tem como o senhor disponibilizar?

        Grande Abraço

  2. rodrigo reis disse:

    professo abdalan o sr. poderia me conseguir esses etudes, fico muito agradecido.
    abração e que deus abençoe por este ótimo trabalho que vem realizando para todos os trompetistas que necessita de uma ajuda maior.
    deus te abençoe!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s