Casca grossa

OK, você

  1. Encontrou um trompetista erudito e ele falou de gente que você nem imaginava que existia, tal como Richter, Tamberg, Pachmutova.
  2. Cansado dos mesmos “veja essa nota aguda que eu atingi” (alguém ainda perde tempo para assistir vídeos de uma nota só?), quer assistir um grande trompetista erudito no YouTube e não sabe por onde começar.
  3. Melhor: você quer tocar o grande repertório para trompete.

Leia esse post:

Há um repertório de trompete destinado aos virtuosos. Numa escala de 6 níveis (típica classificação de dificuldade), encabeçam a lista:
Concerto Nº 2 do francês André Jolivet (morreu em 74, da “nossa época”, portanto), o  Concerto em C do maestro Henri Tomasi (1901-71). Todos conhecemos o Concerto Nº 1 em D de Haydn. Difícil! Não? Certamente mais difícil Nº 2 (também em D).

Casca grossa mesmo é a Sonata for Trumpet and Piano do inglês Peter Maxwell Davies. Cheia de saltos e curvas, para trompete em D.

Outras duas: Concerto em D do tcheco do século XVIII Franz Xaver Richter, que quase francês, ficou conhecido como François Xavier Richter. A Suite Concertante de Werner merece também ser ouvida.

Mais alguns. Já ouviu o Concerto de W. Lovelock para trompete? Lindo e complexo (há alguns vídeos).

Mais um nome para nossa listinha: encontre o Concerto em Eb (Konzert Es-Dur) de Franz Querfurth e ouça o barroco logo cedo enquanto faz a barba – seu dia será maravilhoso; recomendo a gravação de Daniel Ackermann.

Quer mais? Que tal o Concerto Nº 1 de Floyd Werle que provavelmente só o Doc Severinsen mesmo gravou? Sério, mas também jazzy, moderno, cinematográfico, com aquele saborzinho da década se 60 (Download do som do vinil: 1, 2, 3). Para ser servido com vinho tinto.

Anote aí: Variation Movements de Robert Henderson (eis aqui um movimento para começar a sentir o arrepio).

Deixei o para o final a indicação do vídeo que motivou minha postagem a Sonatina de Hans Werne Henze para Trumpet Solo que comecei com esse vídeo de Fábio Brum e passei bons minutos de deleite vendo as outras que me ocorreram. Ah, muito bom!

Enjoy!

Sobre Abdalan da Gama

Músico em Vitória da Conquista - BA - Brasil
Esse post foi publicado em Concertos, Trumpet, Video e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Casca grossa

  1. Show de bola gostei dos videos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s