Rotina Hebdomadária 04

Essa  quarta rotina marca o final de um mês de estudo e promove, uma vez concluída, os iniciantes a uma nova categoria: o nível intermediário. Por outro lado, fortalece nos intermediários aspectos fundamentais da prática do trompete, já que prossegue o trabalho com notas longas (e, portanto, afinação, entonação, projeção, resistência…) e flexibilidade (logo, fluência, precisão, posicionamento da língua, shift, som…) além de exercícios básicos de técnica (parte do primeiro estudo de Clarke). Todos os trompetistas avançados já praticam com maior ou menor frequência exercícios dessa categoria.

A prática de rotinas evidencia um aspecto cruel do trompete: nem sempre estamos na melhor forma. Aparecem os surtos inesperados de falta de resistência, flexibilidade deficiente e som abaixo das expectativas. Não desanime: amanhã provavelmente estará melhor que anteontem, mas certamente melhor que hoje.

Quando concluir o estudo diário, claro que pode praticar outros exercícios ou repertório, porém não exagere e espere pelo menos uma hora para iniciar as outras atividades.

E então, está notando o progresso?

Sobre Abdalan da Gama

Músico em Vitória da Conquista - BA - Brasil
Esse post foi publicado em Rotina Hebdomadária e marcado , , , , . Guardar link permanente.

13 respostas para Rotina Hebdomadária 04

  1. Parabéns mais uma vez Abdalan, eu até selecionei, com a minha conta do facebook.

    Para quando você postar mais coisas eu ficar sabendo muito rápido, está funcionando.

    Tudo que você colocar de novo no seu blog, eu estarei lendo e comentando sobre, pois sou trompetista, só toco na igreja, mas sou apaixonado por trompete, toco trompete há 8 anos.

    Tocar trompete é que nem uma cachaça, depois que você começa, não para mais.

    Deus abençoa.

    Higor.

  2. Rodrigo Ribeiro disse:

    Ola Abdalan…Estou ainda na segunda lição, mas ja tenho visto um resultado muito legal no meu modo de tocar, principalmente quando estou em uma nota grave e pulo para uma aguda, sempre dava uma desafinada antes..Os exercicios parecem simples quando se olha, porém se levar a risca tudo que você passa na explicação de rotina, e bem mais complicado, porém gostoso e com resultado…Deus Te Abençoe e te Ilumine…Muito Obrigado pelas suas Explicações e Ajuda.

    • Vá firme, Rodrigo. Estou preparando o segundo mês e você poderá dar uma espiada no que te espera para daqui a 15 dias. O tempo voa e passará quer você use, quer não. Nunca procrastine, nunca fique inativo.

      • Rodrigo Ribeiro disse:

        Blz ..Todo dia entro no seu blog tem muita coisa legal, que vale a pena ver bem com calma.Caso possa te ajudar em alguma coisa estou a disposição também!!!!

  3. Rodrigo Ribeiro disse:

    Ola Abdalan.Uma duvida, aqueles exercícios que ficam nas notas naturais por ex do/ sol /do /sol /do agudo a grave, como e o correto processo para a mudança dessas notas, por exemplo se estou em um fa grave e vou para um mi agudo se não der tipo um corte ou o “TU” não consigo pegar ela de jeito nenhum….Espero que tenha entendido minha duvida…

    • Rodrigo, o estudo foca exatamente nessa dificuldade. Exercita a capacidade de realizar esses “shifts”, esses saltos, sem interromper o som e sem articular (isto é, sem fazer o TU que você menciona). Deve ser feito com uma ligadura real – exatamente o que você está praticando.

      Não tente truques, não mude a embocadura – pense AAA—iii (a língua sobe em sua parte central) mas o fluxo de ar não para, nem é bloqueado pela língua. Vencida essa dificuldade natural do trompete, você deu um grande passo para fluência.

      Esse estudo se chama Flexibilidade – a capacidade de realizar saltos, notadamente com ligaduras, com facilidade.

      Bons estudos!

      • Rodrigo Ribeiro disse:

        Muito Obrigado….Estudar e bom, mas sabendo que esta fazendo a coisa certa fica melhor ainda….Esses exercícios praticados periodicamente traz um resultado rápido, coisa difícil de se obter quando se trata de trompete.Deus Abençoe.

  4. Rodrigo Ribeiro disse:

    Bom Dia Abdalan da Gama..Quando será que você ira disponibilizar a rotina 5….vejo muitos progressos no meus estudos e estou ansioso para avançar na lições…Rodrigo.

  5. Rodrigo Ribeiro disse:

    Boa Tarde Abdalan da Gama. Vejos varios videos de trompetistas usando o um recuso do trompete como se fosse um quarto pisto,(aquele anel que tem no trompete).Quando se deve usar ele e por qual nota ?Obrigado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s