Fórum Exclusivo de Trompetista

Gostaria de convidar os amigos e colegas trompetistas ao fórum que acabo de criar. Onde poderemos discutir questões relacionadas ao nosso instrumento.

Trompete [http://trompete.proboards.com]

Tenho recebido frequentemente perguntas e pedidos de sugestão sobre a prática do trompete, questões técnicas específicas e assuntos afins. Eis a oportunidade de tirar as dúvidas e postar as experiências.

Há alguns anos tínhamos uma comunidade do Orkut que foi roubada por um hacker mirim pré-adolescente. As discussões eram de alto nível com participação de músicos como Flávio Gabriel, entre os melhores trompetistas brasileiros. Hoje o próprio Orkut estrebucha. Sugiro portanto esse canal de discussão.

Visitar a comunidade e começar uma discussão

Sobre Abdalan da Gama

Músico em Vitória da Conquista - BA - Brasil
Nota | Esse post foi publicado em Trumpet. Bookmark o link permanente.

25 respostas para Fórum Exclusivo de Trompetista

  1. Aquilino disse:

    beleza, amigo. bela iniciativa. os iniciantes dessa aventura de tocar trompete, como eu, certamente agradecem. são muitas dúvidas e poucos professores desse instrumento. parabéns!

  2. ZILDEMAR FELIX DE LIMA disse:

    SOU DE RECIFE.OLHA AS VEZES QUANDO QUERO TIRAR UM AGUDO EU MUDO A ENBOCADURA,SEI QUE È ERRADO,MAIS NAO CONSSIGO TIRAR ESSAS NOTAS. O QUE VC ME DIZ

    • Amigo Zildemar. Aguarde e vou postar uma série de exercícios prescritos pelos grandes trompetistas com o objetivo de desenvolver todos os registros do instrumento. Fique certo que essa dificuldade não é apenas tua. Recomendo que ingresse no fórum http://trompete.proboards.com/ onde podemos compartilhar nossas experiências e progresso.

      Vi que leu o tópico sobre o registro agudo o que é um bom começo para se familiarizar com os princípios.

      Boa sorte,

      Abdalan

  3. Jorge disse:

    Amigo Abdalan,

    EStou a pensar aprender trompete e já comecei, mas alguém me deu um flugelhorn para iniciar a aprendizagem. Uma outra pessoa, empregado de uma loja de intrumentos disse-me que ninguém começa a aprender em flugelhorn. a minha pergunta é: Devo continar com o flugelhorn ou devo comprar um trompete?

    Agradeço a atenção

    Jorge

  4. Rogério disse:

    Sou iniciante no trompete. Comecei há 15 dias. Comprei um pocket trumpet Dolphin. Tive uma aula e, à noite, quando tentei tirar som, muitas vezes saía um som semelhante a um motor de automóvel que não quer pegar. Em seguida comprei um Eagle e tirei o som com bem mais facilidade. Há dois dias recebi de Curitiba um Bach Stradivarius 37 lightweight (veio com bocal 7c, mas sinto maior comodidade com o 1c, que uso no momento). Entretanto com o Bach tenho o mesmo problema do barulho do motor de carro que nao quer pegar (um tu-tu-tu-tu-tu). Consigo fazer a escala cromática do fá sustenido até o lá do registro médio. Mas a maior facilidade é com o Eagle. Pensei que o Bach (instrumento profeissional e de qualidade melhor) seria mais fácil. Por que? Obrigado,Rogério

    • Há um período de adaptação para tudo que é novo, mas creia que deu um salto para melhor na escolha do equipamento. Tenha paciência, 15 dias ainda é muito pouco para resolver todos os problemas do som e chagar ao nível desejado. Não apresse as coisa, faça os exercícios que o professor prescrever calma e lentamente. Força e continue estudando e desfrutando do teu instrumento, Rogério.

  5. Samuel disse:

    Olá ,

    Gostaria de saber se de você sabe me explicr alguma coisa de embocadura, pois tento tocar trompete há um ano e meio mas como tocava de maneira errada com o bocal muito para baixo tive de reembocar, porém o bocal deixa marcas profundas em meus lábios, muitos falam que é aplicação de pressão do bucal sobre minha boca e me falaram também que poderia ser alergia ao metal do bucal, eu uso um bocal que vem junto com o trompete 4341701 da heagle (não tem numeração, meio fundo).
    Se algem souber algo sobre eu agradeço.
    Abraços e Deus lhe abençoe.

    • Samuel,

      Nunca recomendo mudança de posição do bocal e acho que isso deve ser feito apenas com acompanhamento de um bom professor. Ao teu caso: não acredito muito que as marcas sejam resultado de alergia, mas se você acredita que essa seja a razão, use um bocal com acabamento em ouro, por exemplo. Todos da marca Monette são assim.

      Claro que excesso de pressão é proibitivo – observe os períodos de descanso e procure diminuir a pressão, mas não se engane, a teoria de “nenhuma pressão” é um engano.

      Finalmente, alguma marca é deixada sempre sobre a pele – os que usam óculos têm uma marca, os lutadores de Jiu Jitsu têm uma marca, os trompetista têm uma marca. Não se preocupe tanto com isso se perceber claramente que não há excessos, dores, incômodos. Use exercícios de aquecimento E DESAQUECIMENTO. O Maggio é excelente em teu caso particular, pois “forçará” o bocal para o lábio superior e proporcionará o relaxamento necessário. Sempre respeite os teus limites e use o teu corpo com sabedoria.

      Boa sorte!

  6. vinicius disse:

    Olá amigo, gostaria de saber se você tem informações sobre a mbags empresa de bags e estojos se eles são mesmo confiáveis e sobre o estojo para 3 trompetes ( Trompete + Flugel + Trompete triunfal). Um grande abraço sucesso.

  7. geavan disse:

    Olá, Abdalan boa tarde ! rapaz é o seguinte estudo trompete há 2 anos porém estou com muita dificuldade nos exercicios de flexibilidade porém o meu som é até bom sem ocilações etc. Vc teria algumas dicas, conselhos para pode me ajudar desde já te agradeço!! fica com Deus.

    • Geavan, tenho preparado uma série de exercícios sobre flexibilidade extraídos dos melhores métodos relacionados. Todos sofremos com uma técnica ou outra. Espero que apareça sempre por aqui e que esse método que em breve divulgarei seja útil para você e os outros. Um abraço, amigo.

  8. ricartrump disse:

    Olá colega! confesso que já sou um adimirador do seu trabalho em apenas um dia que estou lhe conhecendo. Fiquei curioso em saber qual o modelo de trompete que vc toca, olha só, eu estou fazendo um curso na fames de vitoria ES que é o popular, estou tendo um pouco de dificuldade para estudar, pois não sou bom de improviso e tambem não treinava escalas. Estou estudando as musicas bloo moonk e garota de ipanema e o professor pediu pra tentar improvisar usando as escalas blues e pentatônica, eu tenho pouca técnica e sei que preciso fazer um planejamento de estudo mais estou meio perdido, as vezes agente acaba praticando errado e até mesmo querendo abraçar tudo de vez, se vc poder me ajudar eu agradeço, apesar que vc já nos facilita com muito material bom demais. um abraço pra você e fique com Deus!!!

    • Ricardo, amigo, fico feliz que esteja se dedicando ao trompete – um belo instrumento cujo estudo resulta em uma aventura sem par. Com improviso não é diferente; em diferentes fases, novos desafios se instalam. Mantenha a persistência e não há dúvida que será bem sucedido nesse empreendimento. Sobre sua pergunta: uso vários métodos; nada diferente da maioria dos trompetistas. Consulte os artigos do blog e vai encontrar várias dicas. Um abraço.

  9. Kaio Araujo disse:

    Olá, pessoal tudo bem ?
    Estou querendo aprender a tocar trompete, porem não sei ainda qual comprar.
    Qual seria uma boa marca para iniciante com um ótimo custo benefício ?

  10. Pablo disse:

    Olá. Não sei o que está acontecendo, se é pressão baixa ou o que. Mas esses dias toquei trompete como costume, e ultimamente sinto minha cabeça fraca e umas minimas tonturinhas. O que pode ser isso?

  11. kleydson franklin dos santos moura disse:

    Bom dia amigo! eu gostaria de saber pra que serve o gatilho na 3ªpompa do flugelhorn???e como se usa????

    • Afinação, meu caro, afinação. Perceba aquelas notinhas que usam a tal terceira pompa e note como são terríveis. Os fabricantes desejam nos ajudar: usemos, pois, o que eles criaram.

  12. clyverson disse:

    qual a melhores marca d´ trompete

  13. clyverson disse:

    qual a melhores marca d´ trompetes

  14. joão batista januario filho disse:

    Oi amigo! Legal esse fórum para tirar duvidas dos amantes do trompete. Toquei trompete durante a vinha adolescência e parte da juventude. Hoje estou com 46 anos e há mais de vinte anos sem tocar. Meu instrumento foi dado para alguém da família que estudava trompete. Preciso adquirir um para estudar. Gostaria de saber sobre essas marcas. Conn, Selmer bundy, King cleveland 600, Bach prelude tr 711. Alguns estão me indicando o Weril para exportação. Gostaria que você me desse uma boa dica de um trompete. Abçs!

Deixe uma resposta

