014 – Todo Trompetista de Jazz Sabe – Tétrades Edificadas na Escala Maior

A prática meticulosa e com disciplina é característica comum a todos os bons músicos. Outra peculiaridade marcante é que eles sempre dão boas vinda a desafios. Faça exatamente isso: quando os exercícios técnicos em uma rotina não forem desafiantes, abandone-os. É um despropósito permanecer ali apenas para afagar o ego ou impressionar os colegas.

Não pratique quando estiver cansado. O ideal é que nem chegue ao ponto de cansar. Insira religiosamente períodos de descanso na rotina – construir e nunca destruir, esse é o lema. Mantenha sempre uma atitude mental positiva.

Em cada uma 12 escalas maiores edifica-se 7 tétrades de quatro naturezas diferentes [maior com sétima maior, maj7; menor com sétima menor, m7; maior com sétima menor – a dominante – 7; meio diminuta m7(b5)]. Todas eles devem ser dominadas e saber exatamente a que grau da escala pertencem é requisito básico. Os exercícios aqui foram escritos exatamente com esse fim: dar uma vôo rasante por esse terreno. Faça-o consistente e concentradamente.

É importante que se use metrônomo – as indicações de andamento na partitura são o objetivo final plausível para considerar os exercícios bem realizados. Anote como praticou para checar o progresso. Use vários níveis de dinâmica, diferentes articulações e texturas. Aprenda completamente os 48 acordes de sétima construídos nas 12 escalas maiores e fique claro do(s) endereço(s) de cada um deles (graus das escalas a que pertencem). Entre no time:

Todo Trompetista de Jazz Sabe:

Sobre Abdalan da Gama

Músico em Vitória da Conquista - BA - Brasil
Esse post foi publicado em Todo Trompetista de Jazz Sabe, Trompete, Trumpet e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s