012 – Todo Trompetista de Jazz Sabe – Aproximações Cromáticas na Escala Maior

Para criar texturas e coloridos melódicos, é comum a adição de notas alheias à harmonia da escala maior com o sentido de aproximações cromáticas. Essas notas não são pontos de parada, – portanto pode não soar bem repousar a melodia nelas – mas funcionam como um meio de ‘deslizar’ para a nota alvo, enfatizando-a por meio de um salto mínimo (de segunda menor).

Em se tratando de acordes maiores, essas aproximações são principalmente inferiores (aproximadas de baixo) para a terça e quinta do acorde. A tônica tem como aproximação uma nota pertencente à escala, já que o sétimo grau já dista meio tom dela. Portanto, as duas notas mais freqüentemente adicionadas são a segunda aumentada (D# na escala de C) e a quarta aumentada (F# na escala de C).

Veja que o primeiro dos 36 Etudes de Théo Charlier é repleto das aproximações cromáticas discutidas no parágrafo anterior.

Outro artifício freqüentemente utilizado é usar uma aproximação diatônica seguida de uma aproximação cromática em sentido oposto (ou vice-versa) – recurso melódico ao qual se aplica a expressão em inglês enclosure. É como se a nota alvo fosse ‘empacotada’ diatônica e cromaticamente.

Mesmo muitos temas lançam mão dessa técnica. Confira os compassos 4, 5 e 13 de Donna Lee; compasso 7 de Confirmation; compassos 7, 8, 15, 16, 29 e 30 de A Night in Tunisia; compassos 13-16, 29 e 30 de Ornithology – para citar apenas alguns mais conhecidos. Há que se estudar essa importante técnica pois…

Todo Trompetista de Jazz Sabe:

012 – Aproximações Cromáticas na Escala Maior

Sobre Abdalan da Gama

Músico em Vitória da Conquista - BA - Brasil
Esse post foi publicado em Todo Trompetista de Jazz Sabe, Trompete, Trumpet e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para 012 – Todo Trompetista de Jazz Sabe – Aproximações Cromáticas na Escala Maior

  1. hugo disse:

    aonde esta a escala cromatica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s