010 – Todo Trompetista de Jazz Sabe – Padrões com a Escala Pantatônica [01]

Continuando o estudo da escala maior, mais especificamente aqui, da escala pentatônica, pratique-a com padrões de 3, 4  e 5 notas. Uma vez memorizados os padrões serão excelente repositório de idéias  para aplicação consciente ou não nos solos improvisados.

Diferentes articulações e variados andamentos devem ser utilizados. Os resultados serão mais duradouros se o praticante memorizar o padrão; use a partitura apenas como guia inicial para a reprodução posterior sem nenhuma leitura.

Pratique até que a tarefa esteja dominada, completamente sob controle e fácil de ser executada; isso trará confiança. A prática do trompete é uma atividade altamente refinada, envolvendo esforço físico e arte musical – treine como um atleta mas faça todos os exercícios de maneira musical e artística.

Apenas dar uma passada pelo exercícios não desenvolverão as habilidades. Tenha claro na mente quais são os alvos que deseja atingir e como fará para alcançá-los. Estabeleça metas e planeje detalhadamente como realizá-las. Tocar trompete é um processo de amadurecimento – esforce-se para crescimento gradual e consistente.

Lembre que o alvo final de qualquer exercício é fazer música. Por fim, tenha em mente que…

Todo Trompetista de Jazz Sabe:

010 – Padrões com a Escala Pantatônica

Sobre Abdalan da Gama

Músico em Vitória da Conquista - BA - Brasil
Esse post foi publicado em Todo Trompetista de Jazz Sabe, Trompete, Trumpet e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s