009 – Todo Trompetista de Jazz Sabe – As 60 Escalas Pentatônicas

A escala pentatônica é resultado de cinco notas extraídas da escala maior compondo intervalos de segundas maiores e terças menores – esses últimos são não-sucessivos. Não há intervalos de semitons na construção da escala. Os saltos de terça menor resultam em interessante motivo melódico mesmo quando a escala é executada do modo direto, fugindo do famigerado padrão “escadinha” da escala maior tradicional.

A escala pentatônica tem 5 modos, e sendo 12 os tons, temos 60 escalas. Isso equivale dizer que para cada grau da escala cromática há 5 pentatônicas  a serem interiorizadas, internalizadas, aprendidas, apreendidas, memorizadas, decoradas, devoradas os seja lá como deseja chamar o processo por qual todos os músicos de jazz sérios passam para tê-las sob o seu comando.

As inúmeres possibilidades de aplicação justificam o estudo zeloso das escalas pentatônicas. O foco dessa postagem repousa sobre as escalas maiores, mas aplica-se escalas pentatônicas em acordes dominantes, 7sus4, menores e meio diminutos. A escala pentatônica de C, por exemplo, pode ser aplicada aos acordes de Fmaj7, Bbmaj7(#11), Am7, Bbm7, Bb7sus4, G7sus4, C7, A7 e F#7.

A escala pentatônica pode ser cifrada – C69 é a escala pentatônica de C encarada de maneira vertical. Não espere encontrar a cifra literal para aplicá-la. É comum a aplicação de 3 escalas pentatônicas sobre acordes maiores. Em C sobrepõe-se a escala de C, propriamente, mas também é possível a utilização da escala pentatônica edificada no quinto e segundo graus. Ao executar a escala pentatônica de G sobre o acorde de C, temos o aparecimento da importante sétima. Sobrepor a escala de D sobre é encará-lo como um Cmaj7(#11).

Com aplicações no jazz, funk, blues, rock, música latina,

Todo Trompetista de Jazz Sabe:

Sobre Abdalan da Gama

Músico em Vitória da Conquista - BA - Brasil
Esse post foi publicado em Todo Trompetista de Jazz Sabe, Trompete, Trumpet e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s