004 – ‘Jazz Standards’ Indispensáveis

004 – ‘Round Midnight

Música de Thelonious Monk (com contribuições posteriores de Cootie Williams). Letra de Bernie Hanighen

‘Round Midnight (também conhecida como ‘Round About Midnight) é possivelmente o standard de Jazz mais gravado. Ser uma melodia profunda, sombria e sentimental é senso comum, mas Monk colocou tantas cores diferentes na harmonia que eu podia classificá-la como uma ‘encrenca’ para um pianista, por exemplo. A idéia (em minha humilde opinião) não é improvisar fugindo completamente do tema (a menos que você seja Coltrane, Miles ou o próprio Monk), mas tocar essa maravilhosa balada com reverência, sentimento de paixão e beleza.

Não há consenso sobre a harmonia a ser aplicada acorde por acorde – adicionei algumas opções na partitura – use a que mais lhe aprouver.

Um acorde digno de comentário é o estranho Ebmaj7(#11)(#9). O que você faria aqui? Que tal Eb (possivelmente apenas o G, deixando a tônica ao baixista) com a tríade de D acima. Quase ia falar da Cadência Picardia, mas vou evitar essa palavra horrenda!

Ouça muitas gravações, contanto que entre elas esteja aquela de Miles Davis no disco homônimo de 1957, ‘Round About Midnight (CL 949). Coltrane ao tenor. Também de Miles Davis, Collector’s Items (Original recording, 1953) tem uma versão com uma dupla de peso: Charlie Parker e Sonny Rollins, ambos tocando tenor (nesse disco a faixa está entitulada Charlie Chan – coisas de gravadoras). Você desejará ouvir o próprio Monk. Faça-o!

Partituras de ‘Round Midnight para instrumentos Bb, Clave de Fá, Concerto e Eb.

Sobre Abdalan da Gama

Músico em Vitória da Conquista - BA - Brasil
Esse post foi publicado em Jazz Standards e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s