Sinfonia No. 5 de Mahler – Trecho Orquestral

Já fui aficionado pelas obras de Gustav Mahler (1860-1911). Tenho inúmeras gravações. Embora tenha participado de fóruns com intermináveis discussões e análises de sua obra, não vou cansar os senhores com minhas impressões sobre os cinco movimentos da quinta sinfonia. Aqui me sinto apenas obrigado a esclarecer alguns pontos sobre a abertura feita com solo de trompete, cuja transcrição coloco como presente no link abaixo.

O primeiro movimento é uma marcha fúnebre, tema recorrente do compositor. O tom é o C# menor (concerto). Sombrio! O trompete é usado tanto na abertura quanto como divisor das seções desse movimento. É uma fanfarra fúnebre que prepara caminho para o tema principal com as cordas, as quais lamentam no registro grave.

Nesse solo, confiança, poder em um tema  sombrio típicos de uma Trauermarsch é de uma responsabilidade incrível! Sua lembrança deve conduzir toda a obra. Responsabilidade oferecida por Mahler ao primeiro trompetista da orquestra reconhece o poder extraordinário desse instrumento. É um verdadeiro desafio evocar as sensações propostas.

Não. Não é de modo algum tecnicamente complicado. Tercinas de notas que se repetem, arpejos comuns, escalas. Quando e como executá-los? Eis a grande questão. Há possibilidades mil de cores, dinâmicas e informações  a serem processadas para criar a atmosfera correta. Mal termina, e é hora de começar tudo novamente.

Bom, talvez um dia a toquemos como fez Adolph Herseth, executando sem a regência do maestro argentino Daniel Barenboin, um sinal claro de respeito do maestro ao grande trompetista. (confira no  YOUTUBE).

Partitura do solo para trompete Bb, C

Sobre Abdalan da Gama

Músico em Vitória da Conquista - BA - Brasil
Esse post foi publicado em Trecho Orquestral, Trompete e marcado , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Sinfonia No. 5 de Mahler – Trecho Orquestral

  1. Aglicélio disse:

    Estou adorando o conteúdo que vc disponibilizou aqui, está me ajudando muito nos estudos com trompete. Devido ao fato de estar separado de forma didática, está de fácil compreensão. Muito obrigado, de coração mesmo.

  2. Pedro Henrique Simao disse:

    Não estou conseguindo Fazer Download Aparece 404 Not Found, Mas.. Fora isso.. é otimo esse Site Continue Com esse Trabalho.., Se Souber..qual o problema.. Por favor.. me Responda..

  3. Daniel Novaes disse:

    Estava querendo tocar essa, coloquei no google apareceu logo vc parente, rsrsrs um Abs, vc é cara.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s