Concerto de Arutunian para Trompete

Tenho prazer em oferecer aos senhores o concerto Arutunian (ou Arutiunian) para trompete composto em 1950 por Alexander Arutunian. Esse concerto foi escrito para o exímio trompetista russo Timofei Dokschitzer (mais tarde migrou para os EUA).

As texturas harmônicas dessa peça sempre me chamaram atenção pela densidade e bom gosto. Tem um sabor cigano-russo-armeno. É importantíssimo para o trompetista. Mesmo na Julliard School é executado frequentemente nas audições de trompete.

A cadência mais conhecida (e transcrita aqui) é de Timofei Dokschitzer. Não coloquei, claro, o final do acompanhamento para ser executado após a cadência, de modo que quando usando esse playback, faça o salto para a coda e estude a cadência separadamente.

Fiz uma revisão exaustiva das marcas de dinâmica e articulação; caso tenha alguma questão, não hesite em entrar em contato.

Caso deseje ir além, entre em contato para áudio de excelente qualidade e acompanhamento dividido em partes com andamentos progressivos para estudo sistemático dos trechos mais complexos.

Ouça os grandes!

Partitura PDF para Trompete Bb [MP3 do acompanhamento (15Mb)]

Sobre Abdalan da Gama

Músico em Vitória da Conquista - BA - Brasil
Esse post foi publicado em Concertos, Playbacks, Trompete e marcado , , , . Guardar link permanente.

15 respostas para Concerto de Arutunian para Trompete

  1. Humberto disse:

    Olá Abdalan,
    Tentei baixar os arquivos do concerto de Arutunian mas não consegui. Poderia me enviar por email?
    Parabéns pela iniciativa.
    Humberto ( Trompetista de Belo Horizonte Minas Gerais)

  2. paulo roberto de lima disse:

    abdalan e com praser posta em teu site ,sou fã do teu som ,e gostoso de se ouvir,uma coisa muito cheia de sonoridade,parabens ,vemho se possivel aqui pedir para q me oriente em algumas coisas,toco trompete em uma igreja só, levo muita coisas em cima das escalas maiores e menores mas as vezes acho q sou muito repetitivo,esta semana baixei algumas escalas em teu site ,mas como estudalas e usalas e determinadas musicas, desde já te agradeço sou de recife pe. que deus comtinue te iluminando sempre.

    • Obrigado, Paulo.
      Veja que há muita coisa que se pode fazer com as escalas maiores e menores, claro. Mas quando essas não satisfaz mais o que se deseja extrair do improviso, chegou a hora de estudar outros lances tais como a escala hexafônica (tons inteiros), escala dominante-diminuta (a famosa dom-dim) tão usada em acordes dominante. Mesmo a escala menor melódica, principalmente sendo edificada do seu sétimo grau…
      …bom, apenas não pense que as escalas maiores e menores são pouca coisa. Recomendo essas frases que compilei usando como base a escala maior e veja quanta implicações. Boa sorte.

  3. oswaldo camara disse:

    parabens pelas explicaçoes sobre improvisos gostaria de lhe pedir uma ajuda caso poça tenho procurado o estudo clarke tecnicas e nao tenho conseguido encontrar se puder informar-me como adquirir eu lhe fico grato

  4. Mario Cesar (Chocolate) disse:

    Ola mestre Abdalan, sera que poderia enviar em meu e-mail o Play-back do Arutunian ? segue meu e-mail: dr.mario.trompete@hotmail.com ficarei agradecido. Grato Mario (Chocolate)

  5. Jonatas disse:

    gostaria de se possivel me manda-se os áudios de excelente qualidade e acompanhamento dividido em partes com andamentos progressivos para estudo que vc mencionou no post
    reguluz.lion@hotmail.com

  6. julio disse:

    Bom dia. Gostei muito da página parabéns !
    Somente achei chato pq n consegui baixar alguns arquivos mas de resto é muito bom.

  7. claiton disse:

    olá,gostei muito da página está de parabéns,queria saber se vc não pode mandar o mp3 acompanhamento para meu email claitonpires27@hotmail.com pois estou precisando muito..
    desde já agradeço e parábens novamente pela página!!

Deixe um comentário

